Quem Somos

História

A Keiko Sports nasceu do sonho de viver do esporte.

Sonho que passou a se tornar realidade em Julho de 1988 quando iniciamos a produção de artigos de confecção para uso esportivo.

Em 1989, o sócio fundador iniciou a prática do Jiu Jitsu. Esporte pouco conhecido na época e com poucas opções de kimonos específicos. E foi assim que começamos a produzir kimonos totalmente direcionados ao Jiu-Jitsu, buscando sempre o melhor desempenho e performance. Esta passou a ser a nossa obsessão.

Vestimos os principais lutadores da história dessa arte que tanto amamos e temos muito orgulho de ter participado da expansão do Jiu Jitsu pelo mundo durante todos esses anos.

Nossos produtos estão presentes em mais de uma centena de países. Acreditamos que:

“Sonho que se sonha só é só um sonho. Sonho que se sonha junto é realidade.”

 

Empresa

A Keiko Sports conta hoje com uma sede na cidade de São Paulo onde temos o departamento comercial, administrativo e parte da produção.

No  interior de São Paulo, está o nosso parque fabril onde são produzidos os kimonos que são direcionados aos nossos colaboradores utilizando maquinários de última geração.

No Arizona, USA, está localizada nossa base de distribuição para a América do Norte. Contamos hoje com  a mais completa variedade de produtos voltados para o Jiu Jitsu, desde de kimonos, faixas, rashguards até camisetas, bonés e outros acessórios.

 

KEIKOGI: ROUPA DE TREINO

Muitas pessoas já ouviram falar em Kimono [着物] e, de fato, é bem comum vermos as pessoas (inclusive alguns instrutores) referir-se ao uniforme das mais diversas artes marciais por tal termo que se popularizou. Contudo, não se usa Kimono [着物] nem no Judô, Jiu-Jitsu, nem em nenhuma arte marcial, seja ela de origem japonesa ou não.

- Ki [着] - Vestir, usar (roupa);
- Mono [物] - Coisa, objeto.

Kimono (着物) é uma vestimenta tradicional japonesa, usada por mulheres, homens e crianças. A palavra “kimono” significa “coisa para usar” (ki = “usar” e mono = “coisa”). Portanto, é a roupa de uso diário no Japão, assim não é correto nomear a roupa de treino de qualquer arte marcial como Kimono.

É certo que os Samurais utilizavam uma vestimenta que lembra o kimono por baixo de suas armaduras chamadas de Ō-Yoroi (“Grande Armadura”, 大鎧). Tal roupa era formada pela shitagi [下着], a parte de cima, que era amarrada com a Obi [帯], o cinto ou faixa, e a parte de baixo que compreendia a Hakama [袴], uma saia-calça, tradicionalmente usada por homens. Atualmente é usada por praticantes de algumas artes marciais como o Aikido e o Kendo.

Desta forma, é correto chamar o uniforme ou roupa de treino das artes marciais de origem japonesa de Keikogi (稽古着 ou 稽古衣, Keikogui) que significa “uniforme de treinamento” (keiko = treinamento, prática; gi = roupa). Sendo um uniforme para prática de artes marciais, não consiste de kimono, mas sim, de uma vestimenta específica para cada modalidade. A palavra “Keikogi” é erroneamente substituída somente por “gi”, essa substituição é errada por que “gi” não apresenta o mesmo significado. Uma substituição correta seria “Dogi” que significa “o uniforme usado no caminho” da arte marcial de sua escolha pois se você colocar o nome da arte marcial no lugar de “do”, você obtém exatamente o significado de dogi (judô-gi, caratê-gi).

- Aikidogi (合気道着 ou 合気道衣, de Aikido) normalmente usa-se uma hakamá.
- Judogi (柔道着 ou 衣, de Judô)
- Jujutsugi (柔術着 ou 柔術衣, de Ju-Jutsu)
- Jiujitsugi (柔術着 ou 柔術衣, de Brazilian Jiu-Jitsu)
- Karategi (空手着 ou 空手衣, de Karatê)
- Kendogi (剣道着 ou 剣道衣, de Kendô), normalmente usa-se uma hakamá.



Assim, para as artes marciais específicas existem roupas específicas, ou seja, praticantes praticantes de Judô [柔道] usam Judogi [柔道衣], os de Brazilian Jiu-Jitsu usam Jiujitsugi [柔術着] etc... Gi [衣] neste caso significa “roupa”.

De uma forma geral e abrangente podemos chamar o uniforme de Keikogi [稽古衣] ou Dogi [道衣].

A expressão Keikogi [稽古衣] sendo:
- Keiko [稽古] - Prática, treino;
- Gi [衣] - Roupa.

A expressão Dōgi [道衣] ou Dōgi [動衣], dependendo do Kanji [漢字] utilizado, pode ser traduzido de duas maneiras diferentes:
- Dōgi [道衣] - Roupa do caminho, da via;
- Dōgi [動衣] - Roupa de movimento, roupa de treino.

O Keikogi ou Dogi divide-se, de uma forma geral, em três partes:
- Uwagi [上着] - Parte de cima, casaco;
- Shitabaki [下履] - Parte de baixo, calças;
- Obi [帯] – Cinto, faixa.

Outras partes que compõe o uniforme para o treino são a Eri [襟] = gola, Naka-eri = Meio da gola, Oku-eri = Fundo da gola, Ushi-eri = Atrás da gola, Sode [袖] = manga, Sodeguchi = abertura da manga, Shita = parte de baixo do Uwagi, Himô = Fio (Shitabaki); ainda há a Zori = Sandálias de palha e a Geta = Sandálias de madeira (deve-se usá-las ao sair do dojô a fim de não entrar no tatame com os pés sujos).

Sabe-se que a partir de 1886, os Yūdansha [有段者] (“Aquele que tem nível e grau”) começaram a usar “cintas” pretas com Kimono [着物], pois nesta época ainda não existia o Keikogi [稽古衣] ou Judogi [柔道衣]. Foi em 1915 que o Keikogi ou Judogi branco tradicional foi introduzido por Jigoro Kano em seu Dojô; em seguida, o keikogi passou a ser usado pelas outras artes marciais.

O Keikogi branco, imaculado, representa a nossa mente que deve estar limpa, pura. O branco reflete todas as cores. Essa cor indica que o seu portador ainda possui a ingenuidade e deve procurar a purificação e transformação, diante do infinito. É a cor síntese do arco-íris, associada ao sagrado, pois simboliza paz, pureza, perfeição. Assim como uma tela em branco esperando para ser pintada.

Entre os samurais, o branco era um símbolo de pureza e morte. Os samurais utilizavam o branco sob a armadura para demonstrar que estavam dispostos a morrer no campo de batalha.

Em competições e demonstrações de algumas artes marciais, os lutadores podem usar uniformes diferentes, de cor azul, vermelho ou negro, apenas com a finalidade de se diferenciar mais facilmente os movimentos de quem aplica (Tori) e de quem recebe (Uke) a técnica; em alguns casos, utiliza-se uma faixa de cor diferenciada da dos competidores, quando ambos estão com um keikogi de mesma cor.

A Faixa corresponde ao nosso caráter (ela nos envolve de responsabilidade); o nó é o nosso respeito, nosso compromisso (por isto, nunca devemos desamarrar nossas faixas em frente aos mestres).



 

Sobre a loja

Vestimos os principais lutadores da história dessa arte que tanto amamos e temos muito orgulho de ter participado da expansão do Jiu Jitsu pelo mundo durante todos esses anos. Nossos produtos estão presentes em mais de uma centena de países. Acreditamos que um sonho que se sonha só é um sonho. Sonho que se sonha junto é realidade.

Social
Pague com
  • proxy-paghiper-v1
  • proxy-paypal-express-checkout
Selos

Alto Skalão Confecções Ltda. - CNPJ: 62.884.499/0001-02 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade